domingo, 21 de fevereiro de 2016

Oficina de Poesia - Sérgio Vaz

Esta crônica do Sérgio Vaz pode ser um exercício de imaginação com seus alunos para mostrar-lhes o conceito de poesia. 

OFICINA DE POESIA
"O que é poesia?" O menino me perguntou na escola.
"Poesia é a forma diferente de olhar as coisas." Respondo, mas sem saber bem se essa é a resposta.
Peguei um copo com água e perguntei:
" O que tem em minhas mãos?"
"Água." Todos responderam.
Perguntei de novo:
" O que tem nas minhas mãos?"
"Água."
Perguntei mais uma vez, só que desta vez alguém lá no fundo, alguém disse:
"Mar."
do outro lado alguém disse
"Chuva."
"Enchente."
"Lágrimas."
"Vida."
"Suor."
"Refrigerante."
"Suco."
"Banho."
etc.
etc.
etc.
Aí, eu perguntei:
"Pera lá, mas agora pouco não era só um copo de água?"
"Ha, ha, ha, ha, ha, ha..."
"Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha..."
E todos nós rimos como se a dor não existisse.
E a água da poesia quase afogou meus olhos.
O Coração já tinha transbordado há muito tempo.
Poeta Sergio Vaz no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário