quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que é a pergunta? - projeto com os 6ºs anos (parte 2)



Atividade 4: Leitura do livro "As aventuras de Paulinho" de Fernanda Lopes de Almeida, e discussão das perguntas:
a)   Escreva com suas palavras duas das mentiras que Paulinho contava e que mais lhe chamaram a atenção. Explique, também, por quê:
b)   Paulinho e Seu Benedito eram pessoas bem diferentes. Descreva com suas palavras as duas personagens:
c)    O pai de Paulinho disse a Seu Benedito que seu filho não era mentiroso, mas que apenas contava "um outro tipo de verdade". O que seria isso?
d)   Qual personagem passou por uma mudança no final da história? Escreva quem e tal foi a sua mudança:
Após, houve produção de um pequeno texto em que o aluno contasse "algum outro tipo de verdade" a alguém.


Alguns textos:

Estava eu navegando quando de repente me deparo com um ovo em minha tela. Não era um ovo comum, era um robovo. Você sabe o que é um robovo? É um filhote de robô!

Isa e suas "histórias"

Uma vez eu entrei dentro da TV e almocei com um coelho de terno e uma menina anime. Naquele lugar o chão era feito de pula-pula, e o mar de suco de laranja. Encontrei um ogro e uma cobra gigante. Antes de eu sair da TV, eu virei bailarina e contorcionista. 

Atividade 5: O livro "O Alvo", de Ilan Brenman e Renato Moriconi, foi lido em voz alta para as turmas e a discussão oral (com apontamentos no quadro) partiu do estabelecimento de perfis de três personagens da história: o professor, o arqueiro e o menino. O professor, alguém muito sábio, um grande leitor de histórias e que as compartilhava com as pessoas, quando lhe era solicitado; o arqueiro, estudioso, conhecedor de técnicas, representava o conhecimento e a inteligência racional e o menino, cujo método era de observação, representava o conhecimento sensível, regido pela inteligência das emoções. No fim do livro, o professor fala aos alunos que era um pouco dos dois: através do estudo, conheceu várias histórias as quais eram contadas de acordo com a solicitação feita por quem queria ouvi-las.





Atividade 6: O livro "A grande questão", de Wolf Erlbruch, também foi lido em voz alta para as turmas, e os alunos responderam à grande questão colocada no livro: “Por que viemos ao mundo?” Assim como a estratégia narrativa do livro, os alunos responderam à pergunta a partir da voz de outro personagem, não da sua.



Alguns textos:

O sono: "Você veio ao mundo para dormir"
O sol: "Você veio ao mundo para brilhar"
A música "Veio ao mundo para alegrar"
A diversão "Você veio ao mundo para aprender mas principalmente para se divertir"
Pessoas "Você veio ao mundo para escorregar de meia branca no chão sujo"
A música "Você veio ao mundo para me ensinar a cantar"
A apaixonada "Você veio ao mundo para amar"
A lua "Você veio ao mundo para iluminar a noite"
"Os garotos vieram ao mundo para elogiar, conversar, ouvir, apreciar, conquistar e amar as garotas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário