Quando chegam ao sexto ano, os alunos são apresentados a uma nova rotina de estudos, com diferentes disciplinas, o que, implica, também, diferentes professores com diferentes planejamentos e métodos de trabalho.
O projeto “O que é a pergunta?” pretende fazer um levantamento de estratégias de atividades que poderão ser aplicadas nas diferentes áreas do conhecimento, no intuito de encontrar possíveis pontos de convergência e estabelecer pré-requisitos para os anos posteriores. Além disso, promove o processo de metacognição (tomada de consciência por parte do aluno sobre seus próprios conhecimentos e sua capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender), o aprender a aprender.
Na realização das atividades descritas abaixo, procurei discutir com os alunos os procedimentos que os levavam à chegar a uma resposta, atentando para o que dizem os enunciados das atividades.
Atividade 1: O início da nossa discussão foram as atividades com a canção "Oito anos" da Paula Toller, que relatei aqui ano passado. Começamos com os "porquês" da infância.
Atividade 2: Leitura de páginas do "O livro dos porquês", do pedagogo italiano Gianni Rodari, no intuito de reconhecer que existem diferentes naturezas e formas de conhecimento, o que promove diferentes explicações para uma mesma pergunta. As perguntas escolhidas foram: Por que a gente estuda? Por que os reis são reis? Por que o mar é salgado? Por que sonhamos?
Atividade 3: Como elaborar uma pergunta nas diferentes áreas do conhecimento – pergunta de cunho histórico, filosófico, científico, literário, artístico, linguístico, geográfico, lógico-matemático.
Os alunos fizeram a seguinte pesquisa em casa e entregaram:
Você, aos ____________ nos de idade, foi chamado para ser professor de ______________ e responder à seguinte pergunta: (o aluno escolhia a pergunta)
Algumas perguntas e respostas:
Professor de Geografia: Como uma bússola funciona?
Professor de Filosofia - Qual a importância da Filosofia nos dias atuais?
A importância é que aprendemos mais a cada dia, estudar filosofia é como treinar seu cérebro para pensar de uma forma inovativa.
Professor de Educação Física - Por que os alunos na Educação Física precisam correr muito?
Precisam correr muito para se exercitar e inclusive se cansar/suar muito.
Professor de História - Por que nós precisamos aprender sobre o passado se estamos no presente?
Nós precisamos aprender sobre o passado para entender o presente porque como que nós iríamos saber como que chove se não tivessem os mitos, como, exemplo: quando os deuses estão tristes, eles estão chorando. Os antigos acreditavam que quando eles estavam chorando, estava chovendo. Era a maneira de explicar porque não tinham tecnologias para conseguir explicar melhor, então, depois de muitos anos, eles já tinham uma forma de explicar como que chove.
Professor de Português - Por que as palavras têm acento?
Porque sem os acentos não teríamos como diferenciar uma sílaba aguda (mais forte) das mais fracas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário