terça-feira, 19 de novembro de 2013

Projeto de leitura literária a partir do livro "Divinas Aventuras" - 6º ano

O projeto de leitura literária a partir dos livros de Heloisa Prieto abarcou as oito turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Agora vou contar o que fizemos com os sextos anos, a partir da leitura do livro "Divinas Aventuras".

Como nossos leitores já sabem, as turmas dos 6ºs anos já estavam mergulhadas no mundo da Grécia Antiga com o trabalho realizado a partir das narrativas épicas de Homero.

A leitura do livro em sala de aula foi muito prazerosa, pois o texto da Heloisa e as ilustrações da Maria Eugênia são bastante convidativas à imaginação. Depois, as turmas realizaram o roteiro de leitura de cada uma das obras (que está disponibilizado aqui) e seguimos com outras produções.
 

Os alunos escreveram textos respondendo à pergunta "como seria a vida de um deus grego nos dias de hoje?" e fizeram ilustrações sobre possíveis influências da mitologia grega no mundo moderno.  














Paralelamente, consegui, entre doações e compras para meu acervo, 15 livros de diferentes títulos da autora, que circularam entre os alunos. A cada semana, um aluno levou um livro e registrou no caderno sua experiência de leitura. Foi uma tarefa muito bacana, porque consegui, através dela, conhecer hábitos e interesses de leitura de meus alunos, e eles puderam ter autonomia de escolher o título que quisessem. Depois, um ficou fazendo propaganda do livro para o outro, eles brigavam pelo livro (Ainda tem fila para ler Lenora!)...   



Nenhum comentário:

Postar um comentário