terça-feira, 17 de setembro de 2013

Narrativas de Homero (parte I)


Hoje iniciarei o relato das atividades desenvolvidas no projeto "Narrativas de Homero" com os sextos anos, em conjunto com a disciplina de História, ministrada pelo professor Diego Pacheco. Nas aulas dessa disciplina, os alunos estudaram aspectos da mitologia e da civilização grega e a epopeia "Ilíada", além de terem assistido ao filme Troia.

Depois da leitura socializada e em voz alta do livro “A Odisseia”, recontado pela renomada escritora de literatura infantojuvenil Ruth Rocha, os alunos produziram textos nos três âmbitos da linguagem – oral, visual e escrita. As atividades foram desenvolvidas nos meses de julho e de agosto de 2013.

Atividade 1: Contextualização da obra e sua produção (texto entregue aos alunos)


Sobre a Odisseia



A Odisseia é uma das obras mais clássicas e antigas da literatura ocidental. Este épico (poema que conta uma história centrada na saga de um herói), foi provavelmente produzido por Homero, talvez um aedo, artista que na época cantava poemas nos quais se narravam atos heróicos e grandiosos, acompanhado por um instrumento musical. O poema foi possivelmente criado no final do século VIII a.C., em algum recanto da Jônia, onde atualmente está localizada a Turquia, naquela época povoada pelos gregos.

A história nasceu em versos, uma vez que não existia a ideia de se escrever em prosa (escrito em parágrafos), pois o ritmo do poema facilitava a memorização do narrador oral. Sua estrutura encontra-se repartida em 24 cantos, contendo um total de doze mil versos. Ela foi criada e transmitida oralmente de geração em geração, e posteriormente foi escrita.

Os fatos da história não são contados de forma cronológica, mas relatam o retorno do herói Ulisses, que após o final da Guerra de Tróia, tenta voltar para sua casa, em Ítaca, e é submetido a duras provas em sua viagem de retorno, que tem a duração de dez anos. A expressão ‘odisseia’ passou a conceituar, em quase todas as línguas do Ocidente, uma espécie de viagem heróica que envolve, além de uma viagem concreta, uma verdadeira trajetória de autoconhecimento.



Atividade 2: Leitura do livro

A adaptação lida foi a que estava disponível em quantidade na biblioteca da escola. Ela também está disponibilizada on-line (só clicar na imagem do livro)

Atividade 3: Atividades de leitura e de interpretação

A Odisseia é dividida em três partes. Ao terminar cada uma delas, os alunos responderam, em duplas,  questões de interpretação textual 

Atividade 4: Pesquisa sobre personagens da Odisseia: deuses, monstros e mortais

Em casa, os alunos pesquisaram sobre as personagens da história e trouxeram esses dados para a sala de aula. Eles foram socializados em grupos, e foi elaborado um texto descritivo e ilustração sobre a personagem escolhida.


Atividade 5: Ilustrações e Histórias em Quadrinhos
A Parte II da Odisseia contém os episódios maravilhosos pelos quais o herói Ulisses passa para retornar à Ítaca, depois do término da Guerra de Troia. Os alunos produziram ilustrações e legendas desses episódios, na turma 6º A e, no 6ºB, fizeram histórias em quadrinhos. (Vejam que o episódio de Polifemo foi o mais desenhado!)














Um comentário:

  1. Belo trabalho! Parabéns aos queridos profs. Ana Paula e Diego e aos nossos "lindos" dos sextos-anos. Bjão da super!

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