quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Narrativas de Homero (parte II)

Dando continuidade ao relato de atividades do projeto, seguem as duas últimas atividades e mais algumas fotos.

Atividade 6: Produção de poemas sobre episódios do livro

Na contextualização da obra, vimos que as epopeias de Homero nasceram como poemas orais, que facilitaram a memorização da obra, fato que possibilitou que ela chegasse até nós. Os alunos produziram poemas sobre os episódios da narrativa épica:







Atividade 7: Roteiro de leitura

Para encerrar o projeto, produzi um roteiro de questões, a partir de subsídios teóricos (de autores como Joseph Campbell, sobre o estudo da trajetória do herói). O roteiro pode ser encontrado aqui.













O projeto foi apresentado na Feira de Ciências e Ideias do CMEB Edwiges Fogaça pelos alunos Nicolle Adolfo, Jéssica Mühl, Brenda Machado, Diogo Bulso e Bruno Ebertz. Parabéns, gurizada!





terça-feira, 17 de setembro de 2013

Narrativas de Homero (parte I)


Hoje iniciarei o relato das atividades desenvolvidas no projeto "Narrativas de Homero" com os sextos anos, em conjunto com a disciplina de História, ministrada pelo professor Diego Pacheco. Nas aulas dessa disciplina, os alunos estudaram aspectos da mitologia e da civilização grega e a epopeia "Ilíada", além de terem assistido ao filme Troia.

Depois da leitura socializada e em voz alta do livro “A Odisseia”, recontado pela renomada escritora de literatura infantojuvenil Ruth Rocha, os alunos produziram textos nos três âmbitos da linguagem – oral, visual e escrita. As atividades foram desenvolvidas nos meses de julho e de agosto de 2013.

Atividade 1: Contextualização da obra e sua produção (texto entregue aos alunos)


Sobre a Odisseia



A Odisseia é uma das obras mais clássicas e antigas da literatura ocidental. Este épico (poema que conta uma história centrada na saga de um herói), foi provavelmente produzido por Homero, talvez um aedo, artista que na época cantava poemas nos quais se narravam atos heróicos e grandiosos, acompanhado por um instrumento musical. O poema foi possivelmente criado no final do século VIII a.C., em algum recanto da Jônia, onde atualmente está localizada a Turquia, naquela época povoada pelos gregos.

A história nasceu em versos, uma vez que não existia a ideia de se escrever em prosa (escrito em parágrafos), pois o ritmo do poema facilitava a memorização do narrador oral. Sua estrutura encontra-se repartida em 24 cantos, contendo um total de doze mil versos. Ela foi criada e transmitida oralmente de geração em geração, e posteriormente foi escrita.

Os fatos da história não são contados de forma cronológica, mas relatam o retorno do herói Ulisses, que após o final da Guerra de Tróia, tenta voltar para sua casa, em Ítaca, e é submetido a duras provas em sua viagem de retorno, que tem a duração de dez anos. A expressão ‘odisseia’ passou a conceituar, em quase todas as línguas do Ocidente, uma espécie de viagem heróica que envolve, além de uma viagem concreta, uma verdadeira trajetória de autoconhecimento.



Atividade 2: Leitura do livro

A adaptação lida foi a que estava disponível em quantidade na biblioteca da escola. Ela também está disponibilizada on-line (só clicar na imagem do livro)

Atividade 3: Atividades de leitura e de interpretação

A Odisseia é dividida em três partes. Ao terminar cada uma delas, os alunos responderam, em duplas,  questões de interpretação textual 

Atividade 4: Pesquisa sobre personagens da Odisseia: deuses, monstros e mortais

Em casa, os alunos pesquisaram sobre as personagens da história e trouxeram esses dados para a sala de aula. Eles foram socializados em grupos, e foi elaborado um texto descritivo e ilustração sobre a personagem escolhida.


Atividade 5: Ilustrações e Histórias em Quadrinhos
A Parte II da Odisseia contém os episódios maravilhosos pelos quais o herói Ulisses passa para retornar à Ítaca, depois do término da Guerra de Troia. Os alunos produziram ilustrações e legendas desses episódios, na turma 6º A e, no 6ºB, fizeram histórias em quadrinhos. (Vejam que o episódio de Polifemo foi o mais desenhado!)














quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Textos que inspiram minha prática - A imaginação da Lulu!

Hoje publicarei uma narrativa da aluna Luciana F. Ribeiro, da turma 6º ano B, intitulada "A imaginação da Lulu". 



A imaginação da Lulu!

Era uma vez uma linda menina chamada Lulu. Ela era uma menina cheia de imaginação, um dia ela imaginou que estava em um lindo jardim lindo com um lindo rio de chocolate, mas árvores com um monte de balas, mas tudo o que existia lá era para diabéticos, ou seja, era tudo diet, quando um diabético comia um daqueles doces a sua glicose não aumentava nada...
Ela imaginava um monte de coisas, mas também gostava de se lembrar um pouco do passado como quando a sua avó lhe dava um pote de leite condensado “Moça”, mas era quando ela ainda não tinha diabetes...
A Lulu adorava imaginar coisas mas depois foi crescendo e parou de imaginar...
Mas graças a professora Ana Paula a Lulu pôde voltar a ter a sua imaginação de volta.




terça-feira, 3 de setembro de 2013

Textos que inspiram minha prática...



A partir de hoje, publicarei eventualmente algumas produções dos meus alunos, com a devida autorização prévia de seus responsáveis. O primeiro texto é o poema Pássaro, do Matheus, que virou epígrafe da minha dissertação de Mestrado em Letras.

Pássaro

Sou como pássaro
Que voa livre
Sem saber
O que me espera
Da vida tão bela
Noite de primavera
Toca minha vida

O vento me leva
Para linda floresta
Onde o futuro me espera

          Matheus Eduardo de Matos, 11 anos, aluno do 6º ano B