sexta-feira, 22 de junho de 2012

Oito anos

Durante duas semanas, as turmas dos 6ºs anos A e B do CMEB Eva Karnal Johann produziram uma recriação para a canção "Oito anos", da cantora Paula Toller. O trabalho foi realizado em parceria com o professor Rodrigo Ferreira, de Educação Musical da EMEF Marcírio Goulart Loureiro, em Porto Alegre, e suas turmas B30 (ciclo equivalente ao 6º ano), que realizaram a mesma produção, a partir de suas vivências e curiosidades.

Vamos à canção, que tem uma história curiosa: a letra foi composta a partir de questionamentos do filho da cantora, Gabriel, na sua infância.

Por que você é Flamengo
e o meu pai Botafogo?
O que significa
"impávido colosso"?

Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem?



Depois de escutar e cantar (e de rir das perguntas do Gabriel!) bastante, os alunos conheceram como são divididas as sílabas em um poema (lembrando que a letra de música pode ser considerado um gênero literário), que é um pouco diferente de como aprendemos gramaticalmente, pois a marcação ocorre através do ouvido. A operação de decompor um verso conforme sua métrica é chamada de escansão. Algumas regras básicas para escandir um verso:
  1. Não contamos as sílabas poéticas que estão após a última sílaba tônica do verso.
  2. Ditongos têm valor de uma só sílaba poética.
  3. Duas ou mais vogais, átonas ou até mesmo tônicas, podem fundir-se entre uma palavra e outra, formando uma só sílaba poética.

Na primeira estrofe da letra, então, dividimos as sílabas poéticas da seguinte maneira:


Por/ que/ vo/cê é /Fla/men/go
e o /meu/ pai/ Bo/ta/fo/go?
O/ que/ si/g(ui)/ni/fi/ca/
"im/pá/vi/do/ co/los/so"?

Conhecida a métrica da letra da música, as turmas contaram com palmas o compasso da música, a fim de que quando recriassem os versos, fosse respeitado o ritmo da canção original. A partir de então, os alunos produziram a recriação da turma, pensando nas perguntas que faziam para o pessoal de casa quando tinham oito anos e outras que acharam interessantes.

Depois disso, compilei as perguntas dos alunos, conferindo a métrica adequada e fazendo pequenos ajustes, e entreguei às turmas suas recriações, para que se iniciassem os ensaios com a nova letra. Porém, antes disso, os alunos produziram cartazes com ilustrações de seus versos:

A última etapa desta atividade foi ensaiar com o acompanhamento com o violão da professora Mônica Marins, do Laboratório de Informática. Terminados os ensaios, foram gravados vídeos com a turma cantando. Olha aí o pessoal e as canções deles:



Nenhum comentário:

Postar um comentário